Pandora fora do ar

Dia movimentado hoje na web. Marcelo Ribeiro, leitor deste blog, enviou por email, uma mensagem que Tim Westergren, fundador da rádio online Pandora, enviou a seus usuários fora dos EUA.

A partir de manhã, o Pandora estará bloqueado para a maioria dos usuários fora dos EUA. Pelo visto, o bloqueio será feito pelo número do IP. Segundo Tim comenta na carta, o Pandora pagou todos os direitos por canção e entrou em acordo com várias associações de direitos autorais para obter licenças, mas somente nos EUA.

Não tem dinheiro ou viabilidade para entrar em acordo com outras associações estrangeiras ou globais que garantam o funcionamento da rádio, portanto será obrigada a fechar o acesso para estrangeiros.

A rádio online, que trabalha com um sistema de recomendação de conteúdo, vem sofrendo pressão desde março, quando foi aprovada uma medida, nos EUA, na qual as rádios online devem pagar aos dententores de direitos autorais uma taxa a cada vez que um usuário acessar uma canção. No final das contas, a RIAA conseguiu mais uma.

Blogueiros na Alemanha, no México e na Espanha também receberam a carta e comentam a triste notícia. Segue um abaixo-assinado contra o fechamento das rádios online. Mas somente pessoas residentes nos EUA podem assinar.

Obrigado pelo aviso, Marcelo!

5 respostas para “Pandora fora do ar”.

  1. It’s a shame that they take it away from us 😦

    Curtir

  2. […] dass das irgendwann passiert. Diese Hoffnung teilen übrigens auch weitere Blogger, z.B. aus Brasilien oder […]

    Curtir

  3. […] Maio Com certeza, o mês mais movimentado. Usuários se revoltaram contra os administratores do Digg e resolveram atacar o site. O Pandora foi bloqueado no Brasil. […]

    Curtir

  4. […] “napster” da vez tem sido o Pandora. Depois de ser bloqueado em diversos países, inclusive Brasil, a partir do dia 15, o serviço não […]

    Curtir

  5. Uma vergonha e o poder económico cada vez mais fascizante.
    A net daqui a algum tempo perderá o encanto que hoje ainda tem… ;-(

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *