Vocês devem ter visto por aí, que a Google vai contra-atacar a Viacom, que entrou com um processo de US$1 bilhão contra o YouTube recentemente. Na ação, os advogados do site de vídeos negam que o seu cliente está violando direitos autorais. Mas duas coisas chamam a atenção neste processo contra a Viacom:
* Os advogados do YouTube usam a retórica de que um processo contra o site de vídeos, da Google, é uma ameaça ao funcionamento e ao futuro da internet. Dessa forma, elevam a discussão. [“a ação da Viacom ameaça a forma como milhões de pessoas trocam informações, notícias, entretenimento e expressões políticas e artísticas”].
* O YouTube usa o argumento do DMCA, que, por ironia, foi criado a pedido dos estúdios e de produtoras, como a própria Viacom. Com o DMCA, os provedores de serviços deixam de ter responsabilidade sobre o conteúdo que está sendo postado por seus usuários, desde que forneça meios eficientes de combate à pirataria e que acate as decisões e comunicados da RIAA (Recording Industry Association of America).
* A Viacom já respondeu por meio da imprensa que a Google e o YouTube nunca forneceram esses “meios eficientes de combate à pirataria”.
Pelo visto, a novela Gootube e Viacom vai continuar mais um pouco.
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