Ressuscitaram o Código de conduta dos blogueiros


Anota aí – não permitirá comentários anônimos!

Apesar de diversas críticas, Tim O’Reilly – o pai do termo Web 2.0 – resolveu levar a sério a idéia de criar um ‘Código de Conduta dos Blogueiros‘. Colocou um rascunho do documento em seu site. É um código voluntário, segue quem quiser. Ou seja não vai dar em nada.

Antes de tudo, vale lembrar que esse papo de criação de “um código de ética e conduta dos blogueiros” é antigo. Em 2004, a Business Week e diversos blogueiros já falavam disso. Volta e meia o assunto vem à tona [estava até meio morto]. Desta vez por causa das ameaças de morte que a blogueira norte-americana Kathy Sierra recebeu recentemente.

Os pontos do código de Tim O’Reilly são:
[minha opinião sobre esse documento foi postada na semana passada].

1) Nós temos responsabilidade por nossas palavras e os comentários que permitimos em nosso blog
Esse tópico vai na contramão de várias decisões recentes que a Justiça norte-americana está tomando. De que os blogueiros não são mais responsáveis pelos comentários postados em seus sites.

2) Nós não dizemos nada online que não poderemos dizer pessoalmente
Acabaram com as declarações de amor de geeks via blogs 😉

3) Nós entramos em contato pessoalmente antes de responder publicamente
Com esse tópico eu concordo. Você deve entrar em contato com a pessoa primeiro por email ou telefone, antes de “chorar suas pitangas”, “lavar roupa suja” ou escrever uma “carta aberta” em um blog. Exemplo – o cara está copiando posts de seu blog. Entre em contato primeiro por email.

De repente, o cara não tem nem noção que existem direitos autorais na web [sim, ainda existe gente que pensa assim]. Se não der certo, aí, se quiser, torne a coisa pública. Mas sofra as possíveis consequências [se brincar, o cara que copiou o seu conteúdo ainda vai querer lhe processar por difamação. É estranho, mas acontece].

4) Quando você acreditar que alguém está sendo atacado injustamente, tome alguma providência.
Você vai virar uma “polícia de blogs”, vendo quem está sendo atacado injustamente ou não. “Tome alguma providência” – mais vago impossível. Vale “crackear” o blog do cara? É uma providência, não?

5) Nós não permitiremos comentários anônimos
Hum, se você agora é responsável pelos comentários de seu blog, então é normal que não permita comentários anônimos.

6) Nós devemos ignorar os trolls
Ah, sim. Com esse também concordo. Faz sentido. No meu blog, ponho a cara para bater – me identifico e coloco email de contato – aí vem alguém e faz comentários agressivos contra você sem se identificar.


Os blogs são malcriados, segundo o NYT

* Cada blogueiro que aceitar o código deverá colocar um badge [espécie de selo] em seu blog, que dá um link para o site de O’Reilly [!].

* Você vê que a maioria das regras desse código não passam de bom senso dos blogueiros e leitores de blogs.

* Acredito que o melhor código de conduta é o individual. Cada blogueiro decide o que quer fazer com o seu blog. Quer permitir comentários anônimos? Permita. Quer lavar roupa suja em público? Lave. Quer dar destaque aos trolls? Dê destaque. Mas em todos os casos sofra as consequências e assuma a responsabilidade.

* Conforme o Pedro C. comentou outro dia – “Liberdade com responsabilidade” são as palavras-chaves da blogosfera.

* Só para constar – o assunto do código foi destaque em uma matéria de capa do The New York Times, que mostra os blogueiros de forma meio pejorativa [como se todos nós fôssemos “bocas-sujas” e machistas].

Uma resposta para “Ressuscitaram o Código de conduta dos blogueiros”.

  1. […] Tentativa mal sucedida de lançar um código de conduta dos blogueiros. Narcisismo e voyeurismo ganharam novo impulso na web com o lançamento de sites de […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *