No controle manual e automático de notícias

Engraçado… quando surgiram agregadores automáticos de notícias como o Google News, o Digg ou o Yahoo! News quase todo mundo bateu palmas. Agora, parece que descobrimos que eles não são “toda aquela maravilha” e resolvemos voltar um pouco atrás. E criar serviços híbridos.

* O Topix, um serviço de busca de notícias locais, resolveu, nesta semana, mudar a dinâmica do site e passou a trabalhar com editores voluntários que postam e selecionam as melhores notícias.

* Um dos serviços mais recentes e comentados de blogs é o Buzzfeed, um agregador de blogs, que é ‘alimentado’ de forma manual. Os editores procuram os assuntos mais quentes do dia e selecionam os blogs que estão melhor comentando ou dando novos enfoques aos mesmos. Cada assunto vem acompanhado de um comentário dos editores. É algo manual, não automático como o Technorati.


Buzzfeed: principais assuntos com comentários do editor

* Falando nisso, o próprio Technorati acabou de adquirir a Personal Bee, um agregador manual bem bacana de notícias. A partir dessa aquisição, deve nascer uma funcionalidade ou um site concorrente ao BuzzFeed. Ou seja, um agregador manual de posts e notícias.

* Pelo visto, existe uma percepção de que um sistema automático de edição de notícias nem sempre atende a todas as necessidades e é infalível.

* Lembro que, durante a própria BarCamp Sampa, aconteceram alguns bate-papos sobre o quanto esses sistemas, como o Digg, são falhos. Eles mostram muito bem as notícias que são mais importantes para a maioria [mais votadas]. Mas, e para os meus amigos ou para mim? Será que elas são as mais importantes?


Mais de 50 mil sites de notícias indexados no Topix

* É aí que é dado o pontapé inicial para essa tendência de modelos híbridos de agregadores de notícias que misturam o serviço automático [notícias mais votadas] e manual [seleção feitas por pessoas]. O Topix é isso.

* E o Technorati, pelo visto, segue esse mesmo caminho. É caminho natural no campo da mídia… para modelos híbridos [velha mídia com nova mídia].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *