
Já comecei a escrever alguma coisa. Depois é só decorar as respostas 😉
Papai, o que é Wired?
Era uma revista escrita por uns jornalistas que achavam que toda tecnologia e ferramenta web era revolucionária e acabava com tudo que existia antes. Em uma época, foi considerada a ‘Bíblia da internet’. Com o tempo a revista foi ficando chata, cheia de chavões – aquele papo de jornalista deslumbrado para jornalista deslumbrado – e o pessoal começou a ler blogs como ReadandWrite, The Next Net e Techcrunch, que explicavam melhor o que estava acontecendo na época.

Foto: James Burnes
Era um site onde os caras juntavam texto, formal e fechado – igual ao do jornal impresso, com vídeo – normalmente um trecho de um jornal televisivo com linguagem de TV – e fotos. E, às vezes, abriam espaço para comentários no final das matérias. Comentários estes que nunca eram respondidos. Chamavam isso de multimídia. No final, achavam que tudo isso estava revolucionando a web e o jornalismo online. Era informação que não acabava mais, você ficava perdido quando entrava na página inicial. Coisa de louco.

Você não vai acreditar, mas era uma espécie de CD que vinha de fábrica cheio de MP3. No meio, músicas boas e ruins. Existia até um ranking – artista bom era o que vendia muitos desses CD’s. Tinha até um negócio chamado ‘disco de ouro’, ‘platina’. Sabe?

E lista de blogs mais populares? O que é isso?
Quando a blogosfera estava engatinhando e você nem tinha nascido, o pessoal tinha mania de fazer listas de blogs mais populares, com base no sistema do Technorati. Transpondo um pouco aquela idéia de ‘discos mais vendidos do ano’, ‘músicas mais pedidas na rádio’ etc. Enfim, resquícios da chamada ‘cultura do hit’ e de massa. Com o tempo o pessoal começou a tratar blogs como nichos.
E aí descobriram que essas listas não diziam nada. Hoje nem existem mais. Um blog que trabalha com um nicho específico nunca será o mais linkado. Você já sabe disso, né? Mas será o mais popular e importante naquele nicho. Para aquela comunidade de leitores. É que, naquela época, o pessoal não lia muito o Cauda Longa. E achavam que blog funcionava que nem programa de TV.
Deixe um comentário