Eyetrack 07: usuário de internet lê mais

O Poynter Institute publicou o EyeTrack07, um estudo anual que existe desde 2003 e mostra como se comporta o usuário de internet com a interface de um site ou jornal impresso. As conclusões são obtidas por meio do monitoramento do movimento dos olhos das pessoas que participam da pesquisa.

* Lembro que, em 2004, esse estudo revelou que a barra de menu de um site à esquerda não é tão eficiente quando colocada à direita. Essa conclusão motivou o Blogger a colocar todas as barras laterais dos ‘templates prontos’ de seus blogs à direita.

* Pois bem, esse estudo de 2007 mostra algumas coisas. A maioria dos leitores online tem uma tendência maior de ler um texto até final. Nos tablóides [impresso], por exemplo, a quantidade que lê até o final uma matéria é menor [usuários de internet lêem 77% de uma matéria, enquanto o de tablóide lê apenas 57%]

* Cai um pouco aquele mito de que usuário de internet tem pouca atenção ou não tem paciência para ler um texto até o final.

* Outra conclusão [meio óbvia] é de que fotos de pessoas ou feitas em ambientes externos ganham mais atenção do leitor online do que imagens feitas em estúdio [ambientes fechados].


O site da Veja tem uma ótima seção de perguntas e respostas

* O uso de seções de “Perguntas e Respostas” e “linhas do tempo” ajuda o leitor online a compreender melhor uma matéria. Mas quem usa isso? Pouquíssimos sites de notícias.

* Elementos de navegação, como barras, atraem mais a atenção do leitor online do que fotos e títulos grandes.

* E os usuários de internet lêem de forma metódica – normal – [50%] e scaneando [50%] – vendo somente os títulos, as primeiras palavras dos parágrafos e fotos.

* As principais conclusões do estudo estão aqui. [em formato pdf]

Foto do Flickr do thornj

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